Friday, May 30, 2008

Adeus funilaria

O pesadelo das oficinas de funilaria esta para se tornar realidade. Imaginem amassar o carro em um dia e no outro já está como novo. Esta tecnologia ainda pode demorar um pouco para chegar as rumas mas já não esta tão longe da realidade.
Graças à nanotecnologia este sonho, para nos e pesadelo para as oficinas, pode se tornar realidade ela trabalha com estruturar do tamanho de moléculas o que aumenta a capacidade de manipulação dos materiais. Na industria automobilística faz estudos para a melhoria dos componentes e materiais com: tintas, metais plásticos e vidros.

No momento a nanotecnologia neste seguimento esta focada nos plásticos. Segundo Flávio Campos diretor regional de São Paulo da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), “O que temos implantado tanto no Brasil quanto fora são materiais plásticos com mais resistência ao calor, mais robustos e, em alguns casos, com ganhos de produção, por causa da redução de custos”.

As aplicações em plástico são varias: painéis, carroceria, forrações e outros acabamentos. Mas o grande ganho tem sido no compartimento do motor, devido à resistência às altas temperaturas. “A indústria vem substituindo partes metálicas por plástico. No Brasil, ainda não temos essa característica devido a processos internos, mas é uma tendência”, afirma o diretor da SAE.

De acordo com o gerente de desenvolvimento de produtos e mercado da Nova Petroquímica, Cláudio Marcondes, a utilização de nanopartículas de cerâmica é uma das inovações que têm ajudado a melhorar as características dos plásticos.
Numa próxima etapa a pintura será o foco. E já esta em estado avançado de desenvolvimento “Você pode passar um prego na lataria e a pintura não risca”, Explica Flávio. E outra propriedade desta tinta é a reconstituição que se tiver um risco ele sai com o tempo, porém Flávio explica que esta demorará um pouco mais “Esta tecnologia está sendo lançada fora do Brasil e é muito cara. Precisaria de uma escala adequada para compensar o custo. Não dá para uma pessoa pagar, por exemplo, R$ 20 mil a mais em um carro só por causa dessa característica”,
Outro material que é estudado, tem uma pesquisa na Alemanha que estuda o desenvolvimento de um efeito borracha na chapa de metal, ela amassaria e, depois, voltaria ao estado inicial.
Banco bactericida e vidro que escurece esta é o Um exemplo é o uso de nanopartículas de prata em dutos e caixa de ar-condicionado, carpetes e tecidos, com foco no benefício proporcionado pela característica bactericida do material.



Em relação aos vidros, as pesquisas vão desde a mudança das propriedades do material até a sua substituição por policarbonato (material sintético). A mais recente inovação, aplicada, por enquanto, apenas em Ferraris, é o vidro eletrocrômico. O diretor-geral da Saint-Gobain Sekurit para Brasil e Argentina, Manuel Corrêa, explica que a tecnologia utiliza uma passagem de corrente elétrica pelo vidro, para que a cor do vidro se adapte de acordo com a necessidade de luminosidade do condutor.

Fonte

Thursday, May 29, 2008

Ferrari divulga imagens do modelo Califórnia conversível

A Ferrari libero imagens do novo modelo o Califórnia conversível. O carro foi testado pessoalmente pelo presidente da empresa, Luca di Montezemolo, no circuito de Fiorano. O Califórnia vem com o motor V8 de 460 cavalos e faz de 0 a 100 em 4 segundos a 7500 rpm.

A Ferrari o equipou com um sistema de transmissão com dupla fricção e 7 conexões, melhorando o conforto de passagens de marcha e melhorados também os consumos e as relativas emissões, que deve fazer uma média de 7,5 km/l. O volume do porta malas, segundo a Ferrari, é um dos diferenciais do esportivo. Com a capota abaixada, a capacidade é de 260 l.

Após o teste, Montezemolo disse estar satisfeito com o resultado do projeto. "De fato, eu estou muito satisfeito com o trabalho que os homens e mulheres da Ferrari fizeram. O Califórnia é um carro extraordinário e eu fiquei encantado com a performance, conforto e prazer ao dirigir que ele proporciona".

Veja as fotos:



Fonte

Vídeo com os acidentes mais incríveis em corridas



200 Seconds of Crashes - video powered by Metacafe



Fonte

Audi R8 Furioso e Veloz

Ele entra no mercado para competir com carros como o Porsche 911, chegando nas ruas 3 anos depois de sua apresentação no salão de automóveis de Frankfurt.
A grade trapezoidal da marca, pela primeira vez não traz o emblema das quatro argolas, que foi colocada em cima do capo.

Os faróis têm LEDs para todas as funções (luz baixa, alta, diurna e de direção). Outros LEDs iluminam o compartimento do motor que pode ser visto pelo vidro traseiro. O aerofólio é acionado com a velocidade. Feito em alumínio e medindo 4,43 metros de comprimento, 1,90 de largura, 1,25 de altura e 2,65 de distância entre eixos.

No interior o volante tem a parte de baixo achatada. Tem dois lugares, como a maioria dos esportivos deste tipo, com bancos que podem ser em couro com Alcântara ao apenas couro. Sistema de som áudio Bang & Olufsen, com potência de 465 watts e 12 autofalantes e possui também um sistema de estacionamento com câmeras na traseira.


Com um motor V8 de 4,2 litros injeção direta de gasolina FSI que o seda RS4 já possuía, o R8 tem a potência de 420 cv a 7.800 rpm e o torque máximo de 43,8 m.kgf entre 4.500 e 6.000 rpm. De acordo com a Audi o R8 vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 301 km/h e diferente dos outros modelos não tem sua velocidade controlada a 250 km/h



Ficha técnica do Audi R8

Motor: central, longitudinal V8, 32V, gasolina, injeção direta
Cilindrada: 4 163 cm3
Diâmetro x curso: 84,5 x 92,8 mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 420 cv a 7 800 rpm
Potência específica: 100,9 cv/l
Torque: 43,9 mkgf a 4 500 rpm
Câmbio: manual de 6 marchas, tração integral quattro
Carroceria: de alumínio, cupê, 2 portas, 2 lugares
Dimensões: comprimento, 443 cm; largura, 190 cm; altura, 125 cm; entre eixos, 265 cm
Peso: 1 560 kg
Peso/potência: 3,7 kg/cv
Peso/torque: 35,5 kg/mkgf
Volumes: porta-malas, 100 litros; tanque de combustível, 75 litros
Suspensão: duplo triângulo nas 4 rodas
Freios: discos ventilados perfurados nas 4 rodas, com ABS e EBD
Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Pneus: 235/40 R18 (D), 285/35 R18 (T)
Principais equipamentos de série: ar-condicionado, 6 airbags, computador de bordo, aquecedor dos bancos, faróis de leds e blocos elípticos

Preço: 106 500 euros (Por enquanto só existe com o V8. Em 2009 deve chegar o V10 5.2, emprestado do Lamborghini Gallardo. )

Veja o vídeo de apresentação:



Fonte

Wednesday, May 28, 2008

Captiva Sport no Brasil

A General Motors confirmou nesta segunda-feira (26) o lançamento do utilitário esportivo Captiva Sport para agosto. O modelo virá do México pais que tem um acordo de isenção de impostos com o Brasil, ficando assim mais fácil de importar. Ele poderá ser visto no Salão Internacional de automóveis de São Paulo.

O valor do Captiva ficará em torno de R$ 120 mil. E será vendido em 550 ponto de vendas do Brasil.

O único detalhe que a Chevrolet divulgou sobre o Captiva é que ele virá com o mesmo motor do Omega o V6 Alloytec.

a Chevrolet pretende com a importação do utilitário ter uma concorrência direta com a Hyundai que tem os modelos Tucson e o Santa Fé que domina o mercado hoje.

Fonte

Novo Gol na fachada da Fabrica

Volkswagen coloca um painel em frente a fabrica na Anchieta, o painel mais esconde do que mostra, mas da para ter uma idéia de como será o gol g5.

Na imagem da para perceber que os faróis do novo gol seguirão a linha Golf, Jetta, Pólo, etc. mas alem disso só da para ter uma noção de como ele vai ser.

Mas a fabrica já tem estoque para abastecer a rede. Ele terá versões de quatro portas, com motores 1.0 e 1.6.

A versão G4 do gol não sairá de linha terá seu valor reduzido ficando como carro de entrada assim como já faz hoje a Fiat com o Uno Mille. Os valores provavelmente ficarão entre 26 e 32 mil reais, já que deve ficar com valores próximos ao do Fox.

O lançamento deve chegar em julho às concessionárias, ficamos no aguardo então.

Monday, May 26, 2008

Moto com 'coluna espinhal'

A Yamaha lançou seu novo protótipo o Deus Ex Machine, foi desenvolvido em parceria com a faculdade norte-americana de design Art Center Pasadena.
O projeto futurista, assinado pelo estudante Jake Loniak, propõe uma moto verticalizada que é a extensão do corpo do piloto.
O modelo biomecatrônico traz um exoesqueleto inspirado nos seres humanos, com uma 'coluna espinhal' de sete vértebras artificiais, 36 'músculos' pneumáticos e duas 'costelas' metálicas, que abrigam os comandos do veículo.

Movido a baterias de íons de lítio (similares às usadas nas novas gerações dos carros híbridos), em conjunto com ultracapacitores de energia, o Deus Ex Machina atinge os 120 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos!

O capacete é integrado ao veículo e veste o piloto obedecendo os comandos pneumáticos, proporcionando maior conforto e segurança. As baterias têm autonomia de 1 hora e tempo de carga de 15 minutos.

Fonte