Monday, October 20, 2008

Os Anéis de pistão - 8ª parte

Vamos então para a 8ª dos anéis de pistão se você não ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte e 7ª parte pode ler clicando nos links (recomendado), Então vamos em frente.


Camada de molibdênio


O molibdênio metalizado por chama ou plasma sobre a superfície de trabalho do anel, confere-lhe uma excelente resistência ao engripamento.

Esta propriedade advém do seu elevado ponto de fusão (2.620 °C), de sua porosidade e da eficiente condição de lubrificação do molibdênio quando da quebra da película lubrificante.



Enchimento de ferrox

O enchimento de ferrox é um processo de colocação de uma mistura de oxido de ferro e silicato de sódio em uma ou mais canaletas previamente preparadas sobre a superfície de trabalho do anel. Esta mistura é dura e porosa, facilitando as condições de essentamento dos anéis e proporcionando uma boa resistência à escoriações.


Fabricação de anéis
A fabricação de anéis é um processo altamente especializado que envolve técnicas e cuidados especiais já a partir de sua fundição. Entre as mais modernas técnicas de fundição de anéis, encontram-se as:
- Fundição estática (individual ou dupla)
- Fundição centrifugada.

Fundição estática
O processo de fundição estática dos anéis, inicia-se em maquinas denominadas de “moldadeiras”, onde são produzidos moldes em areia “verde”, que apresentam em uma das faces a impressão de um ou mais anéis e na outra uma superfície lisa, além de um orifício central.


Esses moldes são empilhados um sobre o outro de modo que o ferro fundido liquefeito é despejado através do orifício central do primeiro molde, ele se distribui por todos os moldes e preenche as impressões na areia, formando os anéis.


Em seguida ao vazamento do ferro liquefeito, aguarda-se os anéis esfriarem, e a areia é retirada por meio de vibradores, tendo-se então o que se chama de uma “árvore de anéis”



As operações seguintes são a retirada dos anéis da árvore (individualmente), a limpeza da areia e a rebarbação.

Obs.: No caso de fundição individual, os anéis, após limpos e rebarbados, seguem diretamente para a primeira operação de usinagem que é a retificação das faces laterais.

Quando se trata de fundição dupla, antes de seguirem para esta operação, os anéis são cortados ao meio, ao longo de seu diâmetro, dando origem a dois anéis individuais.

Update: A 9ª parte de Aneis de pistão já esta no ar.

No comments:

Post a Comment